São Sebastião

São Sebastião é um dos destinos mais famosos do litoral paulista, atraindo milhares de pessoas com praias badaladas, ondas perfeitas e refúgios paradisíacos em meio a comunidades de pescadores, além de preservar uma rica história dos tempos do Brasil Colônia.

É impossível não se encantar com as belezas de São Sebastião. São 33 praias distribuídas em mais de 100 km de costa, com vegetação de Mata Atlântica preservada e opções de lazer para todos os gostos. Em São Sebastião estão algumas das praias mais badaladas do país, como Maresias e Juquehy, e praias belíssimas como Barra do Una e Santiago, perfeitas para quem quer sossego. Mar agitado e bom para surfe, ou águas tranquilas e cristalinas, ideais para banho e mergulho. Tantas opções fazem de São Sebastião o destino ideal em qualquer época do ano.

São Sebastião é a cidade mais antiga do Litoral Norte. Além de riquezas cul - turais e históricas, é privilegiada por uma longa costa marítima que mar - geia a Rodovia Rio Santos, proporcionando vistas incríveis a cada curva. Com um território tão extenso, São Sebastião viu algumas de suas praias mais distantes se desenvolverem qua - se como cidades independentes. É o caso de Juquehy, Cambury e Maresias, praias localizadas a mais de 30 km do centro histórico, que oferecem infraes - trutura turística completa e estão entre as principais praias do país. Juquehy, Cambury e Maresias se destacam por oferecerem ótima infraestrutura turística, com destaque para as casas de veraneio de alto

padrão à beira-mar, o amplo comércio e as opções gastronômicas e hoteleiras. Ainda assim, conservam belezas naturais como areais claras e águas límpidas. Além de serem frequentadas por famílias inteiras, atraem surfistas graças a ondas perfeitas. Maresias, sede de campeonatos nacionais e internacionais de surfe, também é famosa por uma agitada cena noturna.

PASSEIOS DA CITADE DE SÃO SEBASTIÃO

CENTRO HISTÓRICO

No charmoso Centro Histórico de São Sebastião o visitante encontra diversos casarões centenários, tombados como patrimônio cultural brasileiro. Entre os principais atrativos estão a Igreja Matriz, a Capela São Gonçalo e a Casa Esperança. No Centro Histórico, em frente ao Canal de São Sebastião, também estão localizadas diversas opções de bares e restaurantes

SÍTIO ARQUEOLÓGICO

Rod. Caraguatatuba / São Sebastião - Praia da Figueira (12) 3892.2620 Localizado em meio a Serra do Mar, a 260 metros de altitude e a 6 km do centro, o Sítio Arqueológico é de extrema beleza cênica. Oferece uma vista magnífica para o bairro de São Francisco e para o Canal de São Sebastião. O Sítio São Francisco foi construído no final do século XVIII como uma das maiores fazendas escravocratas da região. Seus vestígios, como colunas,escadarias e fragmentos de porcelana estão espalhados por uma área de mais de 1 milhão de m2 . Para acessar o sítio arqueológico é preciso percorrer uma trilha de nível médio. Todo o percurso dura aproximadamente 4 horas.

CASA DE CÂMARA E CADEIA

Praça Brig. Rafael Tobias de Aguiar, s/nº - Centro A Casa de Câmara e Cadeia acompanha as características arquitetônicas do século XVII. Juntamente com o pelourinho, localizado em frente ao prédio, simbolizava a autonomia político- -administrativa de São Sebastião no Brasil Colônia. Atualmente, o prédio abriga a 1a Companhia da Polícia Militar de São Sebastião.

RESERVA INDÍGENA RIBEIRÃO SILVEIRAS

Divisa entre São Sebastião e Bertioga (12) 3892.2620 A reserva preserva as tradições indígenas passadas de geração e geração. Além de conhecer mais sobre a cultura dos índios, é possível percorrer trilhas com direito a banho de cachoeira. Para conhecer a reserva é necessário entrar em contato com o Centro de Informação Turística e realizar agendamento por telefone.

Aldeia Ribeirão Silveira

Na aldeia é possível vivenciar um passeio na trilha com direito a banho de cachoeira ciceroneado pelos índios e aprender um pouco sobre a centenária cultura indígena. Uma experiência inesquecível.

Para visitar a aldeia é necessário agendamento com o

Cacique Adolfo (11) 94231-7570.

CENTRO DE BIOLOGIA MARINHA (CEBIMAR)

Rod. Manoel Hypólito do Rego, km 131,5 - Praia do Cabelo Gordo (12) 3862.8400 Instituto especializado da Universidade de São Paulo, dedicado exclusivamente ao estudo da Biologia Marinha. É necessário agendar visita.

MUSEU DO NAUFRÁGIO (FUNDAMAR) Av. Ver. Antônio Borges, 1.905 Praia Grande (12) 3862.6936 fundacaomar.org.br O Museu do Naufrágio é administrado pela FUNDAMAR, Fundação Museu de História Pesquisa e Arqueologia do Mar. Abriga um valioso acervo de objetos provenientes dos naufrágios ocorridos no Litoral Norte, como cristais, porcelanas, talheres de prata e artefatos de bronze, além de replicas de navios e sessões dedicadas à vida marinha. Aberto de terça a sábado, das 12 às 17h.

CULTUTURA E ARTESANADO

São Sebastião oferece ao visitante mais de 200 lojas como butiques, mercados e lojas especializadas em diversos segmentos. Ao longo da orla, nas diversas praias, e principalmente no Centro Histórico, destacam-se lojas de artesanato local. Mais de 60 artesãos expõem seus trabalhos nos quiosques localizados na Rua da Praia (Avenida Doutor Altino Arantes) e na sede da Secretaria de Cultura e Turismo. No centrinho de praias como Juquehy, Cambury e Maresias também acontecem feiras de artesanato durante os finais de semana e feriados. No bairro São Francisco está o famoso Atelier Cida Ivanov, que oferece panelas de barro produzidas a partir de uma técnica chamada acordelamento. Quem gosta de artigos indígenas também encontra na Reserva Ribeirão Silveira excelentes opções de artesanato e souvenirs produzidos artesanalmente.

Árvore Oca

Foto;Leandro Saadi

Preservada de forma cautelosa para que dure por muitos anos, a Figueira Mata-Pau de 18 metros que fica em Boicuçanga.   

A Árvore  possibilita uma escalada por seu interior, com várias janelas para curtir o visual. A descida é feita por rapel.

Em poucos lugares a figueira tem essa formação, por isso, hoje, ela é um privilégio e uma curiosidade loca.

Toca do Buraco do Bicho

A misteriosa fenda nas montanhas é procurada por banhistas para tirar o sal do corpo no pequeno lete de água que despenca de 20 metros de altura. Localizada na Praia de Guaecá, às margens da Rodovia Rio -Santos, este local é cenário de uma das lendas mais famosas de São Sebastião, que dizia que dentro dessa caverna morava um bicho enorme que atacava as embarcações, mas que, certo dia, Padre Anchieta, em visita à cidade, jogou água benta no monstro, que desapareceu no mar. A lenda diz ainda, que a água que pinga na entrada da Toca é sagrada.

      REDES SOCIAS 

PARA FALAR CONOSCO

ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: info@casatemporadalitoral.com.br

Contato

Ubatuba, SP-São Paulo-Ilhabela

         

      INSTITUCIONAL:

Copyright © casatemporadalitoral.com.br. Todos os direitos reservados. CNPJ 26.821.993/0001-56