Ilha_da_anchieta_3.jpg

Ilhas Ubatuba

Em Ubatuba, além da costa maravilhosa, é possível encontrar belas ilhas tropicais, onde vale a pena visitar.As ilhas podem ser alcançadas por barcos organizados por habitantes locais, a preços acessíveis.

As ilhas do arquipélago de Ubatuba mais visitada que podem receber turistas são:
Ilha das Couves,Ilha Anchieta Ilha do Prumirim,Ilha de Maranduba,

Ilha da Almada também conhecida como Ilha dos Porcos.
Além das principais ilhas, o Arquipélago de Ubatuba possui algumas pequenas ilhas, que não possuem infraestrutura.

iLHA-ANCHIETA_CAIAQUE.JPG

Ilha Anchieta 

 

Quem estiver disposto a uma caminhada, pode fazer trilhas pela ilha, mas é preciso ter cuidado, a ilha está repleta de cobras. Entre as trilhas, destaque para a da Prainha do Engenho (530 metros), que liga a praia do Presídio - uma das principais - à do Engenho, onde grandes rochas formam uma piscina natural. Outra opção é o trajeto que leva à Praia das Palmas, de águas claras, calmas e areia fina, ideal para quem não sabe nadar ou está com crianças. Durante o percurso, o visitante pode aproveitar a visão dos costões da ilha, de onde é possível ver tartarugas nadando. Há também as trilhas Subaquática (350 metros), que leva ao Costão Rochoso, onde habitam organismos marinhos como as estrelas do mar, coral cérebro, diferentes tipos de algas, anêmonas, poliquetas e peixes; e a da Represa (750 metros), que passa pela Casa de Máquinas e pelo mirante Passado e Presente e termina na represa que armazena a água produzida pela floresta. 

Outras atrações do parque são a prática de mergulho, visitas ao quartel e ao antigo presídio. Atualmente, a parte frontal do presídio, reformada, abriga a administração do parque, sala de exposição, auditório, ambulatório e sanitário público. As celas foram construídas de modo a formar um pátio retangular e era nesse pátio que os presos se reuniam, tendo em volta as celas onde ficavam confinados mais de 450 presos, todos de alta periculosidade. Hoje, elas estão em ruínas e têm acesso restrito, mas já existe um projeto de recuperação para a implantação de atividades culturais e educativas.

Ilha Anchieta possui grande diversidade de fauna marinha

Hoje, possui uma superpopulação de capivaras, macacos-prego, gambás, lagartos, tatus e cutias. Levantamentos científicos constataram a presença de apenas 72 espécies de aves, entre as quais: sabiá, juriti, tangará, tiê-¬sangue, colerinha, saíra, bem-te-vi, atobá, gaivota e beija-flor. Algumas espécies devem ter sido extintas devido ao corte de madeiras, queimadas, caça e, recentemente, pela predação de ninhos pelas espécies exóticas, como quatis e saguis.

CousteauAnchieta-770x578.jpg

Ilha Anchieta estátua submersa de Yves Cousteu.

Uma estátua em tamanho natural foi colocada pela Associação das Operadoras de Mergulho em 15 de novembro de 1997, como forma de homenagear o mergulhador e cientista francês, Jacques Cousteau. “Na ocasião, foram reunidos mais de 200 mergulhadores na tentativa de quebra de recorde de mergulho simultâneo. Esse local acabou se tornando um atrativo, consolidando um ponto importante para a realização de mergulho”, explicou Orabona.

A estátua encontra-se na areia, aos 9 metros de profundidade, próxima ao costão rochoso da Praia do Leste na Ilha Anchieta, ponto que agrega uma grande diversidade de vida marinha.

 

Quem foi Jacques-Yves Cousteau

No dia 25 de junho de 1997 morria o oceanógrafo, explorador, conservacionista, documentarista e cineasta francês Jacques-Yves Cousteau. Também conhecido como Capitão Cousteau, ele foi pioneiro na luta pela conservação marinha e era um apaixonado pelos mares.

Acesso pelo Píer Saco da Ribeira
(Avenida Plínio de França, nº 85 – Saco da Ribeira – Ubatuba – SP)
Dias e horários de funcionamento:  diariamente, das 8h às 17h.
Ingresso: R$ 13,00. Não pagam: crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento
Telefone: (12) 3842-1231

E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br

AS ILHAS DE UBATUBA
 

A ilha do Prumirim

Ao norte de Ubatuba a Ilha do Prumirim. Praia de larga faixa de areia fofa em forma de ferradura.

Entorno arborizado e costeiras rochosas, a Ilha possui um quiosque que serve refeições e bebidas em finais de semana e durante a temporada de verão.

Águas tranquilas e cristalinas.
A ilha é freqüentada por tartarugas marinhas, bom trazer máscara, snorkel e nadadeira .

Como chegar:

Acesso marítimo. Existem várias opções de taxi-boat para a Ilha do Prumirim, saindo da Praia do Prumirim, ou da Praia do Canto Itaipu. São apenas 3 minutos de barco a motor.

 

A Ilha das Couves

Maravilhosa ilha selvagem, vale a pena visitar.
Acessível em 15 minutos através dos pescadores locais, ou lanchas da praia de Picinguaba.

Uma das duas praias localizadas na Ilha das Couves. Pequena faixa de areia branca e fofa. Entorno arborizado e costeiras rochosas, com muitas pedras espalhadas.

Águas tranquilas e cristalinas, muito transparente, ótimo lugar para quem gosta de mergulho.

Como chegar:

Acesso marítimo. Localizada na Baía de Picinguaba. Existem barcos que fazem o percurso em aproximadamente 15 minutos, a partir da Praia de Picinguaba.

Ilha dos Porcos

Ilha dos Porcos. Praia de areia muito fina e larga faixa de areia.

Pequenas dunas de areia se movimentam, mudando de lugar de acordo com a força e a direção do vento.

Águas tranquilas e de grande transparênciaótimo lugar para quem gosta de mergulho.

A ilha é parte de uma propriedade particular, mas a Praia dos Porcos pode ser visitada por quem deseja conhecer e desfrutar deste verdadeiro paraíso.

Como chegar:

Acesso marítimo, localizada na baía de Ubatumirim, próxima a Praia da Almada,

      REDES SOCIAS 

PARA FALAR CONOSCO

ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: info@casatemporadalitoral.com.br

Contato

Ubatuba, SP-São Paulo-Ilhabela

         

      INSTITUCIONAL:

Copyright © casatemporadalitoral.com.br. Todos os direitos reservados. CNPJ 26.821.993/0001-56