Ilhabela

Ilhabela possui 42 lindas praias, 130 km de costa, 365 cachoeiras,

17 comunidades caiçaras e uma área de 27.025 hectares de Mata Atlântica

A ilha tem dois lados distintos: o lado voltado para o continente que é a mais urbanizada. Mesmo o lado que está virado para o oceano é pouco povoada, com a maioria da população que vive na praia de Castiliano, acessível de carro ou de jipe.
Para chegar a uma das mais belas praias de Ilhabela você pode optar por um passeio de barco, que leva cerca de 30 minutos ou, para os mais aventureiros, uma viagem de quatro horas pela floresta. As dificuldades que encontramos ao tentar chegar a Praia do Bonete serão recompensados pela beleza dessa praia ...
Com cerca de 40 praias e cachoeiras 365 para escolher, além de um perfeito brisa para esportes aquáticos (muitos chamam a capital da vela do Brasil)
Ilhabela com 35.000 habitantes e sua centrinho histórico, cheio de lojas, bares e restaurantes, hotéis e festivais TOP animado e tornar a noite ainda mais atraente.

PASSEIOS DA CITADE DE ILHABELA
Ilhabela  o centro da cidade,e a sua história.

 

Além das praias e das inúmeras opções de lazer, Ilhabela possui um charmoso centro histórico apelidado de Vila.

É ali que está localizada a charmosa Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso, construída em 1803 com fachada em azul e branco.

A antiga cadeia e fórum, atual sede administrativa do Parque Estadual de Ilhabela, é outra atração, oferecendo exposições sobre educação ambiental, biológica e histórica. Vale a pena passear pela região, principalmente na Rua do Meio, calçadão com lojas, bares e restaurantes.

O Museu Náutico é outro atrativo turístico interessante, reunindo uma série de objetos resgatados das diversas embarcações que naufragaram na região no passado, como o Príncipe das Astúrias.

Com praias de tirar o fôlego, excelente infraestrutura, belezas naturais sem igual e riquezas culturais e históricas, é fácil entender por que Ilhabela é um dos principais destinos turísticos de todo o país.

MUSEU NÁUTICO Rua José Bonifácio, s/n° Água Branca (12) 3896.3757 museu nautico ilhabela.com.br Localizado no Parque das Cachoeiras, o Museu Náutico de Ilhabela reúne um importante acervo de mais de 1500 objetos resgatados de navios naufragados na região, como cristais, porcelanas, talheres de prata e artefatos de bronze do século XVII a meados do século XX. Também exibe réplicas de embarcações que naufragaram no Litoral Norte, como o Príncipe das Astúrias, considerado o “Titanic brasileiro”, além de diverso

PEDRAs DO SINO A Praia de Garapocaia ou Pedras do Sino abriga uma das atrações mais curiosas de Ilhabela: pedras que emitem sons metálicos, similares a sinos de igreja, quando chocadas com objetos rígidos. Uma passarela de madeira, no canto direito da praia, leva às pedras que badalam. Uma das lendas mais famosas de Ilhabela conta que em meados do século XVII uma caravela de piratas surgiu no horizonte ao amanhecer. Quando os piratas estavam prontos para disparar seus canhões toda a população de Ilhabela foi acordada por sinos e pôde se preparar para a batalha. Aí apareceu o guerreiro São Sebastião, que fez os piratas fugirem. Foram os índios da ilha que explicaram a origem das badaladas, gritando “garapocaia”, que significa “pedras que tocam”.

PÍER TURÍSTICO E RUA DO MEIO Centro Histórico (Vila) Construído nas proximidades da Vila. Milhares de turistas chegam à Ilhabela pelo píer enquanto seus navios de cruzeiro ficam ancorados no Canal de São Sebastião. A Rua do Meio, charmoso calçadão com prédios históricos onde funcionam lojas de artigos praianos e souvenirs, além de bares e restaurantes, é parada obrigatória para turistas.

IGREJA MAT R I Z Praça Prof. Alfredo Oliani, 53 Centro Histórico (Vila) (12) 3896.1227 A Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso foi construída em 1803. Instalada no sopé do Morro Baepi, destaca- -se pela arquitetura colonial, pelos contornos em azul de sua fachada e pelo piso de mármore espanhol. Outro destaque é a escultura de Jesus Cristo em aço, feita pelo artista Gilmar Pinna, que ornamenta a praça da Matriz. As missas acontecem às terças, sábados e domingos, sempre às 19h30

AS CACHOEIRAS DE ILHABELA - 365 cachoeiras.

Cachoeira dos Três Tombos

11 km ao sul da Vila São três quedas de fácil acesso, em frente à entrada principal da Fazenda São Mathias, nas proximidades da Praia da Feiticeira. A primeira cachoeira

tem uma queda d’água com mais de 5 metros de altura e poço com 100 m² disputado por banhistas. As outras duas quedas são acessadas através de uma trilha de 400 metros. A cachoeira intermediária é pequena, já a terceira conta com um paredão de mais de 20 metros de altura por onde a água cai sem parar.

Cachoeira do Gato

24 km ao leste da Vila A Cachoeira do Gato é uma das cachoeiras mais importantes e mais visitadas em toda a ilha. São aproximadamente 46 metros de altura de queda d’água, em um imponente paredão de rocha, criando uma paisagem espetacular. O acesso se dá a partir da Praia dos Castelhanos, através de uma trilha de grau leve e bem sinalizada, de aproximadamente 1,8 km de distância, por meio de uma rica vegetação nativa

AS ILHAS DE ILHABELA

ILHA DAS CABRAS

8,5 km ao sul da Vila A Ilha das Cabras é um dos atrativos mais famosos de Ilhabela. Localizada no Santuário Ecológico Submarino, a apenas 170 metros da Praia das Pedras Miúdas, oferece condições perfeitas para a prática de mergulho de snorkel ou de cilindro. O local encanta pela riqueza de seu ecossistema, com uma infinidade de espécies de peixes e corais multicoloridos. Uma estátua de Netuno, o Rei dos Mares, a 7 metros de

TRILHAS  ILHABELA

Trilha DO BONETE

36 km ao sul da Vila (13,3 km de trilha) A trilha do Bonete é a mais longa e uma das mais tradicionais de Ilhabela, levando à belíssima Praia do Bonete, no extremo sul da ilha. São 13,3 km de caminhada puxada, a partir da Ponta da Sepituba, em um percurso que varia de 3 a 6 horas de duração, dependendo do ritmo dos aventureiros. É fundamental o acompanhamento de guias de turismo ou monitores do Parque Estadual de Ilhabela. Ao longo do caminho, o visitante percorre uma trilha de grande beleza natural, com direito a rios, quedas d’água e diversas espécies de fauna e flora de Mata Atlântica. Ao final do percurso, encontrase a famosa Praia do Bonete, considerada uma das mais belas do Brasil, com areias claras e mar límpido, ótima para a prática de surfe. Uma comunidade caiçara local oferece serviços de alimentação e de hospedagem para os visitantes.

Trilha da Água Branca

Parque Estadual de Ilhabela A trilha da Água Branca é uma das mais conhecidas do Parque Estadual de Ilhabela e inicia na Guarita da Estrada dos Castelhanos. É indicada para todos os tipos de público, desde o visitante menos experiente até aquele acostumado a percorrer trilhas. Ao longo do caminho, há cinco poços naturais ideais para banho. O trajeto de ida e volta é de aproximadamente 4 km, mas a primeira cachoeira está a apenas 100 metros da entrada

 

Saiba mais sobre as Trilhas  de Ilhabela >>>>  

ESPORTE ILHABELA

Ilhabela é muito frequentada por esportistas náuticos:

Capital Nacional da Vela,

Ilhabela é o paraíso dos esportes náuticos. Graças a um regime privilegiado de correntes e ventos, a ilha oferece condições ideais para velejar.

Desde 1973, Ilhabela recebe a tradicional Semana Internacional de Vela, maior competição da categoria na América Latina, realizada paralelamente a diversos eventos culturais que atraem mais de 50 mil turistas todos os anos. Em Ilhabela, é comum observar veleiros navegando ou ancorados na enseada, criando belos cenários. As melhores escolas de vela do país estão na ilha.

Suas praias também são ótimas para praticar esportes como :

Mergulho, surfe, windsurfe, kitesurf, canoagem e stand-up paddle, entre outras atividades.

Saiba mais sobre Esporte de Ilhabela >>>>  

BIRDWHATCHING
 

A observação de aves ou birdwatching é uma atividade turística que vem crescendo em Ilhabela. Por ser um arquipélago, sua fauna e flora possuem características específicas com relação à sua composição e distribuição geográfica: em Ilhabela é possível avistar com facilidade diversas espécies de mata e também de aves marinhas e migratórias, totalizando mais de 300 espécies.

Reconhecido como Núcleo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica pela UNESCO e considerado pela Bird life International como Important Bird Site for Priority Conservation, o Parque Estadual de Ilhabela possui trilhas ideais para a observação de aves. Não é preciso ir a locais distantes ou fazer longas caminhadas para observar a avifauna da Ilha.

Nas praias e ilhotes do arquipélago observa-se aves marinhas, desde as mais comuns no litoral, como as fragatas (Fregatta magnificens) e os atobás (Sula leucogaster), até espécies que vem do hemisfério norte como o trinta-réis-de-bico-vermelho (Sterna hirundinacea) e o maçarico-pintado (Actitis macularius)

Monitores Ambientais (credenciados pelo Parque Estadual 

Saiba mais sobre Bird Whatching  Ilhabela >>>>  

      REDES SOCIAS 

PARA FALAR CONOSCO

ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: info@casatemporadalitoral.com.br

Contato

Ubatuba, SP-São Paulo-Ilhabela

         

      INSTITUCIONAL:

Copyright © casatemporadalitoral.com.br. Todos os direitos reservados. CNPJ 26.821.993/0001-56