FOTO LEANDRO SAADI -         Fonte Por Rosangela Falato -http://historia.beachco.com.br/arvore-oca/

Árvore Oca

Preservada de forma cautelosa para que dure por muitos anos, a Figueira Mata-Pau ( f í c u s i n s íp i d a ) d e 1 8 m e t r o s

em B o i ç u c a n g a .

Quem na infância não subiu em árvores, refugiou-se em seus galhos ou, simplesmente, colheu seus frutos para se divertir? Mas alguém já imaginou escalar o interior de uma árvore? Bem, em São Sebastião isso é possível.

A primeira experiência foi feita pelo guarda-parque Leandro Saadi que, por intermédio de um amigo, descobriu uma figueira com características próprias, esculpida e transformada pela natureza. “Em poucos locais, uma figueira tem essa formação; a possibilidade de ser explorada por dentro e por fora é um privilégio que temos em São Sebastião”, diz Leandro, que mantém o local incógnito para evitar uso inadequado, e até depredação da espécie que fica em área de mata fechada localizada no bairro de Boiçucanga, costa sul de São Sebastião.

A árvore oca, como ficou conhecida, é uma figueira mata-pau (Fícus insípida), que leva esse nome por, ocasionalmente, germinar sobre outras árvores, e crescer como epífitas até suas raízes alcançarem o solo. As raízes engrossam, crescem em volta da árvore hospedeira até que a figueira a sufoca por cintamento, ou compete com ela na absorção da água do solo.

 ESCALADA NO INTERIOR DA FIGUEIRA. NA PÁGINA AO LADO, A CURIOSA CARACTERÍSTICA DA ÁRVORE OCA (FOTO LEANDRO SAADI)

A figueira dessa aventura estrangulou sua hospedeira há muito tempo, e adquiriu características que possibilitam uma escalada de 15 metros por seu interior, com várias janelas para curtir todo o visual até chegar ao topo. A descida pode ser feita pelo mesmo caminho ou por rapel.

“A gente já fez como atividade de ecoturismo, inclusive com crianças, sempre com todos os equipamentos necessários e segurança. Mas, hoje, a árvore oca é uma curiosidade”, diz o guarda-parque, que prefere manter segredo da localização desse atrativo para garantir a sua preservação. “Isso não é uma coisa que se faz. É uma coisa que se tem. Não é possível criar uma situação dessas. É a natureza que cria. Então é um privilégio ter uma árvore desse porte, com essa configuração”.

      REDES SOCIAS 

PARA FALAR CONOSCO

ENVIE UM EMAIL PARA:

Email: info@casatemporadalitoral.com.br

Contato

Ubatuba, SP-São Paulo-Ilhabela

         

      INSTITUCIONAL:

Copyright © casatemporadalitoral.com.br. Todos os direitos reservados. CNPJ 26.821.993/0001-56